Google SEO – HTTP ou HTTPS
Actualmente a maioria dos sites que encontramos na internet são acedidos de forma insegura, ou seja, utilizando o http://site.com.br onde a conexão com o servidor não é criptografada e através dessas conexões é possível um hacker “capturar” as informações transmitidas entre o servidor do site e o utilizador que está a aceder, o que não acontece caso tenha uma conexão segura HTTPS (Criptografada).
Há mais ou menos 1 ano (Agosto de 2014) o Google lançou em seu blog uma postagem indicando a preferência por sites HTTPS (Conexão criptografada e segura) pelos seus algoritmos, apesar de este ser um padrão pouco utilizado em sites institucionais comuns, está presente em grande parte de sites de e-commerce, bancos e outros que recolhem dados dos seus visitantes (Formulários, transações financeiras, cartão de crédito, etc).
De acordo com o Google, o objectivo deles é tornar uma web mais segura, onde os sites proporcionam progressivamente maior segurança. Mas isso está a ser gradual e crescente, por isso pode ser um diferenciador frente aos seus concorrentes utilizar navegação HTTPS.
A Migração
Migrar um site HTTP para HTTPS pode ser uma tarefa complicada, visto que requer diversos ajustes na estrutura do servidor, custos com certificado e tempo.
Primeiro precisa de adquirir um certificado SSL válido, existem alguns sites que fornecem gratuitamente (Hostgator, Hostinger e Siteground), outros são pagos, como a GoDaddy, RapidSSL, etc. Estes certificados são pagos e renovados por períodos anuais, bianuais ou outro período que escolher.
O uso de HTTPS exige mais recursos do servidor, o que muitas vezes pode provocar lentidão nas páginas e necessidade de aumentar recursos como memória e processador. Mas ainda assim é possível utilizar alguns CDN’s para acelerar o seu site (Cloudflare, por exemplo).
É importante acompanhar e direcionar todo o tráfego de antigas páginas com “Redirect 301”, e informar o Google e quem mais aceder ao site que aquele URL mudou permanentemente de endereço, passando a ser o url válido aquele com HTTPS://site.com.br.
Em resumo, quem estiver a começar um site novo, é melhor considerar a utilização de SSL, no entanto para sites existentes saiba que é um trabalho que poderá surtir bons efeitos em SEO e em segurança, em contrapartida será bastante árduo e pode inicialmente afectar em pequena escala a sua posição actual no Google (Cair algumas posições).
Até ao próximo post com mais novidades!