O que é um site responsivo? Versão ou site mobile exclusivo?
Bom desta vez vamos abordar um assunto que atualmente está em alta, os famosos sites responsivos, mas o que são e para que servem?
Basicamente são sites compatíveis com todos os tamanhos de ecrã utilizados, não apenas para telemóvel e tablets, mas também para browsers que não estejam com o ecrã maximizado (No caso do Mac em que a janela não abre maximizada automaticamente), computadores com ecrãs pequenos, como de 10” em que possuem uma resolução menor. Em resumo, são sites que se encaixam na sua área de visualização.
Um site responsivo adequa-se ao seu ecrã, ou seja, reposiciona os elementos do site, com o objectivo de o manter apenas com scroll vertical, e fazer com que não tenha a barra inferior (Horizontal) de scroll. Se o site possuir uma barra lateral com chamadas, login e etc, estes são reposicionados. Em muitos casos, dependendo do CMS (Administração do site) ou codificação CSS, é possível especificar quais serão os “módulos” que devem aparecer numa versão menor de ecrã, por exemplo, para telemóvel não exiba a pesquisa do site e assim por diante.
Baseado em CSS3 e utilizando recursos de HTML5 hoje em dia um site responsivo pode ser visualizado de maneira confortável para a maioria dos ecrãs e o melhor, mantendo as características visuais do site aberto em ecrã cheio.
E a diferença de um site responsivo para um site mobile?
Um site exclusivamente mobile, como alguns grandes portais de notícias, são aqueles que possuem um layout muito resumido, carregam poucas imagens, isto porque visam ser carregados de maneira mais rápida e torná-los mais acessíveis para a maioria das pessoas (Até aquelas que possuam um telemóvel mais simples, desde que tenha a função de browser).
Podiamos pensar na versão exclusiva de um site mobile, como um site comprimido, um site feito especialmente para telemóveis e pequenos dispositivos, tanto que muitos têm um endereço diferente, algo como: http://m.site.pt ou http://mobile.site.pt.
Actualmente recomendamos esta versão quando falamos especificamente de um site de conteúdos, porque com a internet que temos hoje nos telemóveis, não há tantos problemas em carregar uma versão um pouco mais pesada, que seria o caso da versão responsiva.
Esperamos ter esclarecido as dúvidas em relação ao responsive website ou sites responsivos.
Até ao próximo post! :D