A Referência e Pesquisa na hora de criar um layout
Você que é designer de interfaces, seja para web ou offline, você que é um director de arte ou mesmo um director de criação, sabe o que significa referência, certo? Pois bem, vamos ao significado da palavra segundo o dicionário Priberam: do latim referente a, refero, refere, trazer ou levar de novo, remeter, fazer menção ou registo.
Grande explicação não é verdade? Bom, vou trazer para o nosso texto um dos significados que é pouco lembrado na hora de se fazer uma pesquisa que é o "conjunto de qualidades ou características assumido como modelo". E também vou levá-los ao ambiente web, noutra altura falamos do universo offline.
Há tanta coisa já criada, que quando nos deparamos com um briefing, seja ele daqueles bem completos ou não, o primeiro passo que damos é procurar referências, pesquisar o universo do cliente e dos seus concorrentes e ver o que já foi feito, o que está na moda, o que está no mercado, o que foi feito há anos atrás e que poderia reviver, afinal de contas, nem todos os clientes querem o novo, a criação divina, o éden, a génese! No final de contas, ele quer estar na mesma prateleira que os seus concorrentes, ou não será encontrado. Mas ele quer brilhar, quer-se destacar, quer que mesmo que seja a segunda opção dos olhos, o bom gosto o escolha, o separe, o deseje, o eleja como melhor, e por fim, compre o seu produto ou serviço.
Como responder a tantos e diferentes gostos que existem no mercado e ao mesmo tempo, impressionar? Afinal, são pessoas, e pessoas são complexas. Para descomplicar, vamos pelo caminho da referência, no entanto, você não precisa de seguir os mesmos caminhos que já traçou. No universo da moda por exemplo, alguém olha para uns sapatos femininos, nota que um detalhe o destaca, a fivela brilha, olha mais de perto e vê o seu reflexo na fivela, pronto, uma idéia surgiu! Trabalha com a idéia do reflexo, traz alguns espelhos para o cenário, veste a modelo e está lá uma idéia que muitos já utilizaram, o espelho!, mas que surgiu de uma referência fora do seu contexto, surgiu a partir de um olhar diferente.
Este caminho não significa reinventar nada, muito menos copiar, muito menos complicar. Voltando agora ao nosso universo da internet, onde desenvolvemos "n" layouts por mês, por semana e por dia, nós temos um caminho, temos algumas directrizes que norteiam a criação, como usabilidade, arquitectura da informação, mobilidade, etc, etc, por fim, basta seguir o seu norte, e trazer referências "fora da caixa", fora do meio convencional, fora do seu habitual cenário. Vá atrás de outros conjuntos de modelos e procure novas características e qualidades que já existem, para quem sabe, um dia encontrar de facto algo novo. Vá olhar para o céu, para a rua, parques, visitar aquelas livrarias megastore, ver livros sobre bebidas, motos, carros, tecidos, livros infantis, saia um pouco do Google, vai notar que tudo pode ser uma referência, tudo o pode inspirar, basta que queira ver mais além.
um abraço, até à próxima.